segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Respostas

RESPOSTAS PARE E PENSE - Parte 1: Água

1. O corpo dos mamíferos é constituído aproximadamente por 65% de água; sendo 83% no sangue, 80% no cérebro, 75% nos músculos, 70% na pele e 30% nos ossos.

2. Quando agitamos a água estamos "colocando" oxigênio dentro da água, que é perdido quando a água é fervida. A água sem oxigênio tem gosto desagradável.

3. A água chega até nossas casas por meio de um sistema de encanamentos a partir das estações de tratamento.

4. Observe novamente o esquema do ciclo hidrológico. Parte da água da chuva que infiltra no solo localiza-se em pequenas profundidades e constituem o lençol freático. Portanto o poço freático fornece água mais superficial. Outra parte, porém, consegue penetrar, lentamente, a profundidades maiores, atravessando rochas resistentes. Esta água mais profunda pode ser utilizada construindo-se os poços artesianos.

5. A água poluída apresenta características diferentes da água em condições normais. Por exemplo, a cor, o cheiro e a temperatura alterados podem ser indicativos de poluição. A água contaminada contém substâncias tóxicas ou organismos estranhos àquele ambiente.



RESPOSTAS PARE E PENSE - Parte 2: Solo

6. Usamos a palavra terra quando queremos associar a cultura ou a história de algum lugar, por exemplo:"...a terra dos meus avós". Também para descrever um local que não tem cimento, asfalto ou qualquer outro material de cobertura, como por exemplo a expressão: "as crianças estão brincando na terra". É diferente de chão. Chão refere-se ao que está debaixo dos nossos pés.

7. Minerais são os componentes das rochas. Cada mineral tem uma composição química e estrutura cristalina própria, por exemplo o quartzo. Minérios são minerais com grande quantidade de metais que podem ser explorados economicamente, por exemplo minério de ferro. Metais são elementos químicos cuja característica é o transporte de corrente elétrica, por exemplo cobre. Rochas são agregados de minerais. Podem ser compostas de um só tipo de mineral ou vários.

8. Pedras preciosas são minerais que, dependendo de sua estrutura cristalina, cor e beleza, são utilizados na fabricação de brincos, anéis e outros objetos. O coríndum é um mineral resistente composto de alumínio. Algumas impurezas neste metal fazem com que fique colorido, tornando-se valioso. Por exemplo, o rubi é um coríndum com pequenas quantidades de crômo; a safira é coríndum azul e a ametista, o violeta.



RESPOSTAS PARE E PENSE - Parte 3: AR

9. Uma frente fria é uma camada de ar frio que se desloca numa direção. O encontro de uma massa de ar frio com uma quente é responsável pela mudança no tempo podendo até causar precipitações na forma de chuvas.

10. Algumas doenças são conhecidas como Doenças de Inverno, porque aumenta-se a incidência nesta época do ano. Com o frio as janelas fechadas impedem uma boa circulação do ar, concentrando assim agentes patogênicos como bactérias e vírus. Alguns poluentes provocam irritação nos olhos, problemas de pele e alergias além de dificultar a respiração principalmente de bebês.



RESPOSTAS DAS QUESTÕES DE AUTO AVALIAÇÃO
Parte 1: Água

1) A água é importante como substância fundamental para os seres vivos: transportando e dissolvendo elementos e na manutenção da temperatura do corpo. Também é utilizada de diversas formas para: consumo, recreação, indústria, agropecuária e geração de energia, entre outros.

2) Não, porque a evaporação é um processo que transforma a água em vapor, sem os sais que estão presentes nela. Portanto a chuva que cai em cima do mar não é salgada.

3) A água filtrada é a que passou por um filtro onde as impurezas ficaram retidas, água mineral contém minerais dissolvidos, água potável é insípida, incolor e inodora que pode ser consumida, enquanto a água destilada é isenta de minerais. A chuva é isenta de sais, não é filtrada e até pode ser consumida.

4) Evaporação.

5) Olhando a distribuição da água no planeta num mapa, ou num globo terrestre, observa-se que a maior quantidade de água está nos oceanos. Mas a água própria para o consumo está em maior quantidade nos depósitos subterrâneos.

6) As fontes poluidoras da água são lançamento de esgotos sem tratamento, lixo jogado nos cursos d'água, carreamento de material já usado na agricultura e até mesmo a poluição do ar, pois chuvas podem estar carregadas com substâncias poluentes do ar.

7) Tratar esgotos, armazenar corretamente o lixo, controlar o material usado no campo e a emissão de gases na atmosfera.

Parte 2: Solo

8) A variação destas condições causa o intemperismo das rochas. O desgaste e a formação de buracos e fendas possibilitam a ação de microrganismos que contribuirão na formação do solo.

9) As raízes quando crescem fazem força contra o solo arrebentado-o. Isto pode ser visto nas calçadas de algumas cidades onde crescem figueiras. Também produzem substâncias químicas que dissolvem a rocha acelerando o intemperismo. As raízes de alguns vegetais conseguem fixar substâncias que aumentam a fertilidade do solo.

10) Um solo ideal deve ter vários elementos minerais na composição, deve ser capaz de reter a água, porém não ficar encharcado e nem ser compacto.

11) O solo argiloso é impermeável, portanto retém água e fica encharcado. Isso ocorre porque a argila é menor que a areia, fazendo com que as partículas permaneçam mais coesas (unidas) e dificultando a infiltração da água.

12) Quando um determinado trecho é constantemente trabalhado, torna-se compacto. Por exemplo: a trilha que o gado faz para subir um morro, a marca do pneu do trator, ou até a plantação num local deixa o solo mais duro. Neste local a água encontra um caminho mais fácil para passar e com mais velocidade, carregando o solo deste local. Depois de um tempo esta camada fica tão fraca que não consegue se sustentar e desmancha, abrindo assim canais que originam as voçorocas.

13) Usar a terra racionalmente é usá-la sem esgotar seus recursos, ou torná-la improdutiva. Para isto é necessário fazer plantações em locais adequados, usando curvas-de-nível em encostas, fazer drenagem em locais essenciais, procurar usar feritlizantes de maneira adequada e controlada e fazer rodízio das culturas. Lembrar que o solo, assim como os outros recursos, tem capacidade de uso. Não adianta colocar muito fertilizante em um local que já foi adubado, a cultura não consegue utilizar todos estes nutrientes e eles se tornam lixo, podendo ser tóxicos na maioria dos casos.

Parte 3: Ar

14) O desentupidor de pia funciona como uma ventosa, igual aos discos adesivos das pererecas e dos suportes de toalhas: quando é pressionada contra uma superfície (o ralo da pia, ou o azulejo) a ventosa expulsa o ar do seu interior. Neste momento a pressão atmosférica mantém a ventosa presa na superfície. Lembre-se de que sempre é necessário fazer um pouco de força para desgrudar, seja o desentupidor, ou a ventosa. Esta força é suficiente para "sugar" o que estiver acumulado na pia.

15) O ar quente é mais leve e por isso sobe. Repare que na geladeira o congelador sempre fica na parte superior. Se ficasse em baixo, a parte inferior seria muito fria e a parte superior mais quente. Portanto, nos balões, o ar aquecido é o que faz o balão subir.

16) A pressão atmosférica é menor ao nível do mar, portanto: C B A. O indivíduo C tem maior pressão sobre sua cabeça que o indivíduo B, que é maior ainda em relação ao indivíduo A.

17) Os moinhos de vento deslocam a camada de ar em cima da superfície. A evaporação transforma a água em vapor deixando no solo apenas as partículas sólidas como o sal.

18) Em geral, tudo que emite fumaça pode ser considerado uma fonte poluidora do ar: escapamento de veículos, chaminés de indústrias e queimadas em grande volume.

19) Controlar e regular as fontes poluidoras usando filtros e reduzindo a quantidade lançada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário