segunda-feira, 8 de novembro de 2010

nseticidas | Inseticida

Cada vez mais nos dias de hoje, a venda de inseticidas vem aumentando ano-a-ano, para o conforto, higiene e segurança a nossa saúde.

Os fabricantes de inseticidas, sabedores disso, sejam estes nacionais ou não, investem constantemente em formulas que tragam a solução para cada tipo de extermínio de uma praga e principalmente visando o menor prejuízo possível ao meio ambiente.

Todo inseticida, em sua formulação, apresenta algum perigo a nossa saúde, quando de seu mau uso, por isso devem ser seguido a risca os cuidados que cada um apresenta em sua embalagem.

Abaixo destacamos alguns esclarecimentos

O que são inseticidas ?

São substancias químicas ou biológicas, de ação direta ou indireta que provocam a morte dos insetos artrópodes.

Os inseticidas necessitam de cuidados para manipulação ?

Sim é necessário o uso de EPI’s (equipamento de proteção individual) como mascara, luvas, botina emborrachada, óculos de proteção e jaleco de manga comprida). Para aplicação de inseticida isca na formulação gel e granulado é necessário o uso de luvas.

Os inseticidas comercializados ao público em geral são diferentes aos utilizados pelas dedetizadoras ?

São iguais: sendo que os inseticidas destinados ao uso doméstico são mais seguros ao usuário devido as concentrações e embalagens serem menores que usadas por empresas profissionais no manejo e controle de pragas urbanas evitando assim estoque destes produtos e conseqüentemente acidentes.

O que devemos fazer num ambiente onde existem animais, crianças, utensílios da cozinha e alimentos quando utilizamos inseticidas ?

O ambiente devera ser preparado antes de utilizar um inseticida, promovendo a proteção dos utensílios da cozinha e alimentos. Colocando-os em sacos plásticos resistentes e lacrá-los e principalmente fora do alcance de crianças e animais.

Os moradores adultos, crianças e animais de estimação deverão desocupar o ambiente e retornar após a secagem do produto e aeração do local.

Para os inseticidas iscas na formulação gel ou granulada indicados para baratas ou formigas, proceder a aplicação onde as crianças e animais não tem acesso.

Os inseticidas podem ser considerados também como repelentes ?

O inseticida na formula CE (concentrado emulsionável) usa na sua formulação solventes devido a isto possuem um odor característico dando- lhe a função de inseticida e repelente.

Hoje existem varias formulações que não são repelentes, são as WG – grão despersíveis, ME,CS micro encapsulada e SC suspensão concentrada.

Quais os cuidados que as pessoas devem ter no manuseio de um inseticida ?

Primeiramente ler atentamente o rotulo do produto e obedecer as instruções dos fabricantes quanto a dosagem, manipulação, precauções, toxicidade do produto. Em caso de acidentes procurar e informar imediatamente a um médico, grupo químico usado, o antídoto para neutralização do inseticida ou se é para tratamento sintomático. Todos estes dados constam no rotulo do produto

Para cada tipo de inseto a formulação de um inseticida é diferente ?

Não, temos dois tipos de insetos: os classificados como; “sociais” e os “não sociais”. Os insetos “sociais” considerados pragas, temos algumas espécies de cupins e algumas espécies de formigas. As formulações dos inseticidas são para diversificar os métodos de aplicações.

Existem varias formulações oferecidas no mercado, e cada formulação tem sua característica física, mas com princípios ativos, portanto não precisa de uma formulação especifica para cada tipo de inseto, o que existe é a formulação mais adequada para uma determinada praga.

Ex: Para as formigas caseiras por serem insetos sociais as melhores formulações são as iscas géis e as iscas granuladas.

A tendência é cada vez mais o uso de inseticida nas formulações menos agressivas para nós, para os animais e para o meio ambiente.

inseticida

Multi Inseticida é eficaz contra mosquitos, moscas e baratas.

Atua diretamente sobre os insetos e seus esconderijos.

Conteúdo: 300 ml
Peso líq.: 200 g

inseticida Mata Baratas é um inseticida eficaz contra baratas, aranhas, formigas doceiras, mosquitos e moscas. Atua diretamente sobre os insetos e seus esconderijos.

Grupo Químico: Piretrinas e Piretróides.
Conteúdo 300 ml - Peso liquido 200g
inseticida mosca

Inseticida eficaz contra baratas, traças, percevejos, aranhas, escorpiões, moscas e mosquitos.

Cada embalagem contém 100 ml. e é eficaz para uma área de 30 m2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário